Connect with us

Notícias

Pré-estreia de Servidão, novo documentário do cineasta Renato Barbieri, será no Cine Brasília, hoje 15/01, às 19h

Published

on

Com narração de Negra Li, a obra é um contundente registro de uma das maiores mazelas do país; a distribuição é da O2 Play

O premiado diretor de Pureza (2022), Renato Barbieri, lançará o seu novo documentário Servidão, sobre o trabalho escravo contemporâneo com foco na Amazônia brasileira, em sessão de pré-estreia no Cine Brasília, hoje segunda-feira (15/01), às 19h, com entrada gratuita.

Após a exibição do filme, o público será convidado para uma roda de conversa com a presença do diretor Renato Barbieri e do jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, que participa do documentário, além de diversos representantes das organizações atuantes no combate ao trabalho escravo.

Com narração da artista Negra Li, Servidão é um contundente registro sobre uma das maiores mazelas do Brasil. Para o longa-metragem, foram ouvidos trabalhadores rurais escravizados em frentes de desmatamento no norte do Brasil e abolicionistas de diferentes vertentes. Embora as condições de trabalho análogas à escravidão sejam consideradas crime previsto pelo Código Penal Brasileiro, o regime da servidão é praticado no Brasil desde sempre, há cinco séculos. A Lei Áurea aboliu a escravidão clássica, que dava direito de propriedade e comércio dos escravizados, mas não transformou as relações de trabalho, que perduram até os dias de hoje.

“O filme nasce como uma peça de resistência no combate ao trabalho escravo, com conceitos relevantes de como se opera a mecânica escravagista contemporânea no Brasil e de como a resistência abolicionista vem se organizando e ganhando força ao longo das últimas décadas. Estou certo de que, passados 135 anos da Lei Áurea, caberá à nossa geração o combate e a erradicação do trabalho escravo contemporâneo. Somente com a sociedade como um todo, tomando para si o projeto abolicionista, isso um dia será possível. Fato é que não podemos mais adiar isso”, declara o diretor Renato Barbieri.

“Um documentário como esse, ao inundar a população de informação, acaba adubando ações da sociedade civil, políticos e empresários, exatamente para desferir um golpe no coração do trabalho escravo moderno”, comenta o jornalista Leonardo Sakamoto, que participa do documentário.

Ao longo de 40 anos de carreira, Renato Barbieri tem uma extensa conexão com o cinema de impacto social. O cineasta radicado em Brasília há mais de três décadas, já realizou diversos filmes e séries sobre temas ligados à negritude, africanidade e escravidão moderna, como Pureza e Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás.

Este filme conta com o patrocínio do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Ministério da Cultura (MinC) e apoio de: Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região – Espírito Santo (TRT17 – ES), Ministério Público do Trabalho (MPT), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), The Exodus Road, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).

Servidão estreia dia 25 de janeiro, nos cinemas de todo o país.

Serviço

Pré-estreia do documentário Servidão
Local: Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107, Asa Sul
Data: 15 de janeiro de 2024
Horário: 19h
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes da exibição.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Goku Day é celebrado na Max com o melhor conteúdo de Dragon Ball

Published

on

No dia 9 de maio, os fãs da produção juntam-se em uma celebração global para comemorar um dos seus personagens favoritos

Na próxima quinta-feira, 9 de maio, é celebrado mundialmente o Goku Day e a Max participará desta comemoração com uma programação especial, convidando os fãs para curtir DRAGON BALL KAI e DRAGON BALL Z KAI: EPISÓDIOS FINAIS na plataformaNa data, o público poderá reviver diversos destaques desse personagem icônico e central na franquia de sucesso DRAGON BALL. 

O Goku Day é uma ocasião especial dedicada ao lendário personagem de DRAGON BALL, Goku, criado por Akira Toriyama. A data de 9 de maio foi instituída como dia oficial das comemorações em todo o mundo porque em japonês os números 5 e 9 (equivalente à data 5/9, ou seja, 9 de maio nos países latino-americanos) são pronunciados foneticamente como “go” e “ku”, palavras que juntas possuem som semelhante a “Goku”, nome do querido personagem. Embora a comemoração já existisse nas redes sociais, foi oficializada em 2015 pela Japan Anniversary Association, após receber inúmeros pedidos do público e da TOEI Animation, estúdio por trás do anime de sucesso.

A Max acompanha os fãs da produçãoem um dia tão importante participando das comemorações do Goku Day com diversos conteúdos. O público poderá desfrutar de DRAGON BALL Z KAI e DRAGON BALL Z KAI: EPISÓDIOS FINAIS, séries que exploram a vida de Goku anos após seu triunfo sobre Piccolo. Prepare-se para viver uma experiência épica com Goku e seus amigos!

Continue Reading

Burburinho

Entretenimento que não acaba! Acompanhe nossos podcasts, vídeos e notícias.
Copyright © 2016-2023 Portal Refil — Todos os direitos reservados.
FullStack Dev: Andreia D'Oliveira. Design: Henrique 'Foca' Iamarino.
Theme by MVP Themes — WordPress.
Política de Privacidade