Connect with us

Notícias

Pré-estreia de Servidão, novo documentário do cineasta Renato Barbieri, será no Cine Brasília, hoje 15/01, às 19h

Published

on

Com narração de Negra Li, a obra é um contundente registro de uma das maiores mazelas do país; a distribuição é da O2 Play

O premiado diretor de Pureza (2022), Renato Barbieri, lançará o seu novo documentário Servidão, sobre o trabalho escravo contemporâneo com foco na Amazônia brasileira, em sessão de pré-estreia no Cine Brasília, hoje segunda-feira (15/01), às 19h, com entrada gratuita.

Após a exibição do filme, o público será convidado para uma roda de conversa com a presença do diretor Renato Barbieri e do jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto, que participa do documentário, além de diversos representantes das organizações atuantes no combate ao trabalho escravo.

Com narração da artista Negra Li, Servidão é um contundente registro sobre uma das maiores mazelas do Brasil. Para o longa-metragem, foram ouvidos trabalhadores rurais escravizados em frentes de desmatamento no norte do Brasil e abolicionistas de diferentes vertentes. Embora as condições de trabalho análogas à escravidão sejam consideradas crime previsto pelo Código Penal Brasileiro, o regime da servidão é praticado no Brasil desde sempre, há cinco séculos. A Lei Áurea aboliu a escravidão clássica, que dava direito de propriedade e comércio dos escravizados, mas não transformou as relações de trabalho, que perduram até os dias de hoje.

“O filme nasce como uma peça de resistência no combate ao trabalho escravo, com conceitos relevantes de como se opera a mecânica escravagista contemporânea no Brasil e de como a resistência abolicionista vem se organizando e ganhando força ao longo das últimas décadas. Estou certo de que, passados 135 anos da Lei Áurea, caberá à nossa geração o combate e a erradicação do trabalho escravo contemporâneo. Somente com a sociedade como um todo, tomando para si o projeto abolicionista, isso um dia será possível. Fato é que não podemos mais adiar isso”, declara o diretor Renato Barbieri.

“Um documentário como esse, ao inundar a população de informação, acaba adubando ações da sociedade civil, políticos e empresários, exatamente para desferir um golpe no coração do trabalho escravo moderno”, comenta o jornalista Leonardo Sakamoto, que participa do documentário.

Ao longo de 40 anos de carreira, Renato Barbieri tem uma extensa conexão com o cinema de impacto social. O cineasta radicado em Brasília há mais de três décadas, já realizou diversos filmes e séries sobre temas ligados à negritude, africanidade e escravidão moderna, como Pureza e Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás.

Este filme conta com o patrocínio do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Ministério da Cultura (MinC) e apoio de: Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região – Espírito Santo (TRT17 – ES), Ministério Público do Trabalho (MPT), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), The Exodus Road, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).

Servidão estreia dia 25 de janeiro, nos cinemas de todo o país.

Serviço

Pré-estreia do documentário Servidão
Local: Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107, Asa Sul
Data: 15 de janeiro de 2024
Horário: 19h
Os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes da exibição.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Longa de animação Os Caras Malvados 2 ganha primeiro trailer e cartaz teaser oficial

Published

on

A sequência da comédia de ação é uma parceria entre Universal Pictures e DreamWorks Animation com direção de Pierre Perifel

Universal Pictures, em parceria com a Dreamworks Animation, acaba de divulgar o primeiro trailer e cartaz teaser oficial de Os Caras Malvados 2 (Bad Guys 2) – continuação da aventura que estreou nos cinemas brasileiros em 2022.

Nesse novo capítulo, o grupo formado pelo batedor de carteiras Sr. Lobo (com voz do vencedor do Oscar Sam Rockwell), o arrombador de cofres Sr. Cobra (Marc Maron), o mestre do disfarce Sr. Tubarão (Craig Robinson), o Sr. Piranha (vivido pelo vencedor do Grammy Anthony Ramos) e a hacker Srta. Tarântula (interpretada pela vencedora do Globo de Ouro Awkwafina) retornam para um “último trabalho” após a aposentadoria.

Baseado na série de livros best-seller do “New York Times”, de Aaron Blabey, Os Caras Malvados 2 traz de volta o elenco de estrelas, o diretor e a equipe de produção do primeiro longa. A produção conta com Zazie Beetz como Diane Raposinha; Richard Ayoade, vencedor do BAFTA, como Professor Marmelada; Alex Borstein, vencedora do Emmy, como a chefe de polícia Misty Luggins; e Lilly Singh vivendo Tiffany Fluffit. A direção é de Pierre Perifel com produção de Damon Ross e traz ainda a trilha sonora composta por Daniel Pemberton, indicado ao Oscar.

Os Caras Malvados 2 deve estrear nos cinemas brasileiros em 2025, também em versões acessíveis. 

Continue Reading

Burburinho

Entretenimento que não acaba! Acompanhe nossos podcasts, vídeos e notícias.
Copyright © 2016-2023 Portal Refil — Todos os direitos reservados.
FullStack Dev: Andreia D'Oliveira. Design: Henrique 'Foca' Iamarino.
Theme by MVP Themes — WordPress.
Política de Privacidade