Connect with us

Reviews e Análises

Belfast – Crítica

Published

on

Belfast conta a história de Buddy (Jude Hill), um garotinho de 9 anos e de sua família. Eles são protestantes da Irlanda do Norte, da classe trabalhadora, no final dos anos 1960. Eles moram em um bairro de católicos, bem na época em que houve uma guerra civil entre protestantes e católicos naquela região de Belfast, capital do país. O filme mostra a dicotomia entre os momentos de inocência e dia a dia de Buddy, cujo maior desafio é conseguir melhorar suas notas na escola para poder sentar lado a lado da menina a qual ele é apaixonado, e os momentos difíceis que a família passa com as dívidas se acumulando e se vendo no fogo cruzado entre os católicos e protestantes.

Outros personagens que ajudam a compor a história são Pa (Jamie Dornan) e Ma (Caitíona Balfe), o pai e mãe de Buddy, e os amorosos e presentes avós (Judie Dench e Ciarán Hins) que contam histórias para ele e o ajudam com suas dificuldades e dilemas. Pa sonha em se mudar de Belfast, mas a família é relutante. O problema é que os conflitos vão escalonando até que a situação se torna insustentável. O filme é dirigido e escrito por Kenneth Branagh e é baseado em histórias reais que ele viveu em sua cidade natal.

O filme é quase totalmente fotografado em preto e branco, tirando o começo e o final, que mostram a cidade de Belfast hoje em dia, e os momentos em que Buddy e sua família tem acesso a algum evento cultural, como uma peça teatral ou filme. Uma sacada muito boa do diretor para mostrar como esse acesso à cultura trazia vida e encantava sua própria vida.

Um belo filme, mas que não empolga e cujo drama nunca chega a realmente nos afetar de verdade. Talvez por não termos passado por situação semelhante, ou por não nos identificarmos com essa questão de guerra sectária. No Brasil, as dificuldades são outras. Mas no fim das contas um lindo filme.

Avaliação: 3.5 de 5.

Indicado a sete Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Canção Original, Melhor Som, Atriz Coadjuvante (Judie Dench) e Ator Coadjuvante (Ciarán Hins).

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reviews e Análises

Mickey 17 – Crítica

Published

on

Mickey 17 é o filme mais recente de Bong Joon Ho (Parasita 2019) que desta vez nos traz uma ficção científica onde a clonagem (ou seria replicação?) de seres humanos existe. Nesse universo Robert Pattinson é Mickey Barnes, um dispensável – um funcionário descartável – em uma expedição para o mundo gelado de Nilfheim.

Mickey é recriado após cada missão extremamente perigosa que normalmente acaba em sua morte. O filme segue a décima sétima versão de Mickey que também é o narrador de como ele foi parar nessa roubada. E conta como as 16 vidas passadas foram muito úteis para a sobrevivência do restante da tripulação e passageiros da nave. Tudo ocorre muito bem até que, ao chegar de uma missão Mickey 17 se deita em sua cama e Mickey 18 levanta ao seu lado.

No elenco temos Steven Yeun (Invencível) como Timo, o melhor amigo de Mickey. Naomi Ackie (Pisque duas Vezes) como sua namorada Nasha e Mark Ruffalo (Vingadores) como Kenneth Marshal o capitão da nave.

O roteiro do filme foi adaptado do romance Mickey7 de Edward Ashton e foi anunciado antes mesmo da publicação da obra. Ele é cheio de críticas sociais, algo muito comum nos trabalhos de Bong Joon Ho, que usa a nave, sua tripulação e seus passageiros como um recorte da sociedade. Com um seleto grupo cheio de regalias enquanto a massa tem que contar minunciosamente as calorias ingeridas, pessoas com trabalhos simples e outras literalmente morrendo de trabalhar em escala 7×0.

Robert Pattinson quase carrega o filme nas costas, mas Mark Ruffalo também dá um show de interpretação junto de Toni Collette. Infelizmente Steven Yeun não se destaca muito e fica dentro da sua zona de conforto, mas não sabemos se o papel foi escrito especificamente pra ele. O elenco entrega muito bem as cenas cômicas e também as dramáticas, o que não te faz sentir as mais de duas horas de filme passarem.

Mickey 17 é um filme de ficção com um pé bem plantado na realidade que te diverte do início ao fim.

Avaliação: 4.5 de 5.
Continue Reading

Burburinho

Entretenimento que não acaba! Acompanhe nossos podcasts, vídeos e notícias.
Copyright © 2016-2025 Portal Refil — Todos os direitos reservados.
FullStack Dev: Andreia D'Oliveira. Design: Henrique 'Foca' Iamarino.
Theme by MVP Themes — WordPress.
Política de Privacidade