Reviews e Análises
Letras em cena: Adaptações de livros para o cinema em 2018
Pode parecer que o relacionamento entre Literatura e Cinema é recente, mas não se engane: este afair contabiliza mais de cem anos, e teve início em 1900 com o filme de trinta segundos intitulado Sherlock Holmes Perplexo (Sherlock Holmes Baffled) que trazia a personagem mais conhecida de Arthur Conan Doyle para as salas de projeção.
E como anda esta parceria? Em 2018 mais forte que nunca! Além das continuações Maze Runner: A Cura Mortal (previsto para 26 de janeiro de 2018) e Cinquenta Tons de Liberdade (previsto para 9 de fevereiro de 2018) outros campeões de vendas sairão das páginas para as telas dos cinemas. Alguns deles são:
Com previsão de estreia para 22 de fevereiro de 2018, o longa Aniquilação é baseado no primeiro livro homônimo da trilogia criada por Jeff Vandermeer. No romance conhecemos a área X , um lugar isolado do resto do mundo por décadas e que a cada expedição resulta em acontecimentos estranhos aos seus participantes. A direção fica a cargo do britânico Alex Garland de Ex Machina e Dredd.
No romance Roleta Russa de Jason Matthews a protagonista Dominika Egorova tem seu sonho de tornar-se uma bailaria frustrado depois de uma sabotagem. Unindo-se a isso a morte de seu pai, ela é convencida pelo o tio e vice-diretor do serviço secreto russo a entrar para a agência. Mandada para a Escola de Pardais, onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem, Dominika tem como sua primeira missão conquistar o jovem agente da CIA, Nathaniel Nash para descobrir quem é o traidor russo, seu informante.
A adaptação chega aos cinemas em 2 de março de 2018.
Já adaptado duas vezes pela Disney (uma para a TV e outra para o teatro) o clássico da ficção científica Uma Dobra no Tempo de Madeleine L’Engle tem previsão de chegada aos cinemas em 9 de março de 2018 contando uma história de cumplicidade familiar em que “uma linha reta não é a distância mais curta entre dois pontos”.
A adolescência é uma fase de mudanças, mas Simon quer manter sua zona de conforto, a ponto de não falar para ninguém que é gay. O problema é que ele começa a ser chantageado por um colega de turma, após este descobrir trocas de e-mails dele e um garoto que se autointitula Blue.
O filme é baseado no livro Simon vs. a Agenda Homo sapiens de Becky Albertalli e terá direção de Greg Berlanti (Fúria de Titãs 2) e data prevista de estreia para 16 de março de 2018.
Steven Spilberg está no comando deste que será o filme com o maior número de referências por película quadrada: Jogador Número 1 é baseado no romance de estreia do roteirista Ernest Cline que nos apresenta uma Terra em 2045, desolada pela fome, guerras e desemprego. O protagonista, Wade Watts, assim como todos de sua geração, tem como única forma de escape a plataforma de game Oasis que é baseada em filmes, videogames e cultura pop dos anos 80.
Jogador Número 1 tem estreia prevista para 30 de março de 2018
Primeiro livro da trilogia The Darkest Minds de Alexandra Bracken, Mentes Sombrias tem previsão para chegar aos cinemas em 14 de setembro de 2018. Nele, somos apresentados a protagonista Ruby que ao completar 10 anos vê sua vida mudar quando é levada para Thurmond, um campo de reabilitação criado pelo governo para cuidar desta geração que possui habilidades especiais.
Baseado na tretalogia Máquinas Mortais de Philip Reeve o filme homônimo tem direção da sul coreana Jennifer Yuh Nelson (Kung Fu Panda). Nela nos são apresentados Tom Natsworthy e Hester Shaw, jovens que vivem em um mundo pós-apocalíptico, dominado por cidades-tração.
A estreia está prevista para 14 de dezembro de 2018
Outras adaptações prevista para 2018, mas que ainda não tem data de estreia são: A garota na teia de aranha de David Lagercrantz, Cadê você, Bernadette? de Maria Semple, Bel Canto de Ann Patchett.
Ah, e se você ficou curioso em saber como era Sherlock Holmes Baffled hoje ele está disponível na íntegra no youtube, mas durante anos foi considerado perdido, sendo encontrado em 1968.
Reviews e Análises
Mickey 17 – Crítica

Mickey 17 é o filme mais recente de Bong Joon Ho (Parasita 2019) que desta vez nos traz uma ficção científica onde a clonagem (ou seria replicação?) de seres humanos existe. Nesse universo Robert Pattinson é Mickey Barnes, um dispensável – um funcionário descartável – em uma expedição para o mundo gelado de Nilfheim.
Mickey é recriado após cada missão extremamente perigosa que normalmente acaba em sua morte. O filme segue a décima sétima versão de Mickey que também é o narrador de como ele foi parar nessa roubada. E conta como as 16 vidas passadas foram muito úteis para a sobrevivência do restante da tripulação e passageiros da nave. Tudo ocorre muito bem até que, ao chegar de uma missão Mickey 17 se deita em sua cama e Mickey 18 levanta ao seu lado.
No elenco temos Steven Yeun (Invencível) como Timo, o melhor amigo de Mickey. Naomi Ackie (Pisque duas Vezes) como sua namorada Nasha e Mark Ruffalo (Vingadores) como Kenneth Marshal o capitão da nave.
O roteiro do filme foi adaptado do romance Mickey7 de Edward Ashton e foi anunciado antes mesmo da publicação da obra. Ele é cheio de críticas sociais, algo muito comum nos trabalhos de Bong Joon Ho, que usa a nave, sua tripulação e seus passageiros como um recorte da sociedade. Com um seleto grupo cheio de regalias enquanto a massa tem que contar minunciosamente as calorias ingeridas, pessoas com trabalhos simples e outras literalmente morrendo de trabalhar em escala 7×0.
Robert Pattinson quase carrega o filme nas costas, mas Mark Ruffalo também dá um show de interpretação junto de Toni Collette. Infelizmente Steven Yeun não se destaca muito e fica dentro da sua zona de conforto, mas não sabemos se o papel foi escrito especificamente pra ele. O elenco entrega muito bem as cenas cômicas e também as dramáticas, o que não te faz sentir as mais de duas horas de filme passarem.
Mickey 17 é um filme de ficção com um pé bem plantado na realidade que te diverte do início ao fim.
-
Notícias2 semanas ago
Mortal Kombat 2: Warner Bros. divulga primeiras imagens do longa que vai reviver personagens icônicos
-
Notícias2 semanas ago
Vem aí : “Os Emergentes” – Nova comédia nacional que explora o choque de classescom humor e reviravoltas inesperadas.
-
Notícias2 semanas ago
Do universo de John Wick, “Bailarina”, com Ana De Armas, ganha novo trailer
-
CO23 semanas ago
CO2 351 – O Chinês e o Americano