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“Ainda Estou Aqui” recebe quatro prêmios no Gold Derby Film Awards, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz
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Escolhido pelo Júri Popular do Festival de Roterdã, longa ganha o sétimo prêmio do público
“Ainda Estou Aqui” saiu vitorioso nas quatro categorias em que concorria no Gold Derby Film Awards, premiação internacional decidida pelo voto popular. O público elegeu o longa de Walter Salles como Melhor Filme, superando produções internacionais e demais títulos aclamados durante a temporada de premiações. Esta é apenas a segunda vez em que um filme em língua não inglesa recebe o prêmio principal. O longa também garantiu o prêmio de Melhor Atriz, com Fernanda Torres, Melhor Roteiro Adaptado, com Murilo Hauser e Heitor Lorega, e Melhor Filme Internacional — vitórias importantes para sua trajetória.
“Obrigado a todos que assistiram ao nosso filme e votaram. É emocionante receber esse prêmio, escolhido por cinéfilos, e um sonho ver um filme que levou sete anos para ser feito repercutindo no mundo todo”, agradeceu Walter Salles em vídeo gravado para a premiação.
O longa também foi reconhecido pelo público no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, onde o Júri Popular elegeu “Ainda Estou Aqui” como o Melhor Filme. “O Prêmio de Público do Festival de Roterdã, o sétimo do filme, mostra que uma história tão brasileira pode encontrar hoje eco em diferentes países. Pela excelência de nossos atores, roteiristas e técnicos, e também porque a realidade em ‘Ainda Estou Aqui’ parece hoje estranhamente próxima mundo afora,” declarou o cineasta.
Temporada de premiações
Seguindo os preparativos da temporada de premiações, os produtores Rodrigo Teixeira e Maria Carlota Bruno foram anunciados ontem, dia 10, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como os representantes de “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme no Oscar. “É uma alegria imensa para o cinema brasileiro e para cada membro da nossa equipe e elenco ver “Ainda Estou Aqui” indicado como Melhor Filme no Oscar 2025. Nós representamos todos que se dedicaram para realizar esse filme e os parceiros que se juntaram a nós nessa trajetória”.
Neste fim de semana, “Ainda Estou Aqui” se tornou o primeiro filme brasileiro a vencer um Goya, conquistando o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano. No dia 16 de fevereiro, a produção concorre ao BAFTA (maior premiação do cinema britânico) de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Walter Salles, que disputa pela décima vez na premiação da Academia Britânica de Cinema e Televisão, já venceu a categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa em 1999, com “Central do Brasil”, e em 2004, com “Diários de Motocicleta”, que também rendeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora para Gustavo Santaolalla. Walter Salles e Fernanda Torres confirmaram presença na cerimônia de premiação que ocorre neste domingo em Londres.
Nas próximas semanas, “Ainda Estou Aqui” concorre em outras três premiações:
- 13/02 – Dorian Awards: Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Ano
- 17/02 – Latino Entertainment Film Awards: Melhor Filme; Melhor Diretor (Walter Salles); Melhor Atriz (Fernanda Torres); Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega); Melhor Filme em Língua Não Inglesa; Melhor Fotografia (Adrian Teijido); e Melhor Montagem (Affonso Gonçalves).
- 23/02 – OFTA Film Award: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres)
Festivais e prêmios
Selecionado para mais de 50 festivais nacionais e internacionais, “Ainda Estou Aqui” totaliza agora 35 prêmios nacionais e internacionais, incluindo sete premiações como Melhor Filme segundo o Júri Popular: pelo Gold Derby, no Festival Internacional de Cinema de Roterdã, Festival Internacional de Cinema de Miami; 48ª Mostra de S. Paulo; Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem (confira aqui a lista completa de premiações).
A produção já foi exibida em festivais de mais de 20 países, incluindo Itália, Canadá, França, Estados Unidos, China, Suíça, Inglaterra, Turquia, Áustria, Portugal, Espanha, Marrocos, Egito, Alemanha, Estônia, Eslovênia, Sérvia, Bulgária, Irlanda, Austrália e Holanda. A próxima parada é o Uruguai, onde será o filme de abertura do FICPunta (Festival Internacional de Cine de Punta del Este), que acontece de 15 a 21 de fevereiro.
Bilheterias brasileiras
Em sua 14ª semana em cartaz, ocupando mil salas, “Ainda Estou Aqui” segue forte nas bilheterias brasileiras. O longa teve seu segundo melhor fim de semana desde a estreia, com mais de 400 mil espectadores. Segundo título mais assistido nos cinemas brasileiros no fim de semana, a produção acaba de atingir a marca de 4,7 milhões de ingressos vendidos, se consolidando como o maior filme brasileiro lançado nos cinemas após a pandemia.
Repercussão do público pelo mundo
Mundialmente, espectadores e crítica seguem abraçando o filme. Neste fim de semana, “Ainda Estou Aqui” superou US$ 20 milhões globais, e, nos Estados Unidos acabou de atingir US$ 2,2 milhões arrecadados, se tornando o terceiro maior filme brasileiro exibido no território e ocupando um circuito recorde de mais de 700 cinemas. Em Portugal, o longa foi visto por 214,7 mil espectadores, e liderou as bilheterias pelo quarto fim de semana consecutivo desde sua estreia. Na França, mais de 163 mil pessoas já assistiram ao filme. A recepção na Itália, México, Chile, Venezuela e Bolívia também foi positiva, com ampla aprovação da crítica especializada. A nova fase de lançamento internacional chegou, neste fim de semana, ao México, Chile, Venezuela e Bolívia. No dia 13, é a vez da abertura na Colômbia, e, no dia 20 de fevereiro, quem recebe a estreia é Argentina, Peru, Uruguai, República Dominicana e Equador. Para além da América Latina, o filme também chega em fevereiro na Inglaterra e Espanha (21 de fevereiro), e na Austrália (27 de fevereiro).
“Ainda Estou Aqui” recebeu o selo “Must See” no Metacritic. Além dele, apenas outros três títulos indicados a Melhor Filme no Oscar receberam essa marca. Entre os concorrentes a principal estatueta da premiação, “Ainda Estou Aqui” se destaca com os maiores índices no Rotten Tomatoes, onde conta com aprovação de 96% da crítica especializada, e 98%, do público, e no Letterboxd, com 4,4 estrelas (de 5).
SINOPSE
Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.
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‘Uma Advogada Brilhante’, comédia estrelada por Leandro Hassum, estreia nos cinemas
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Produção dirigida por Ale McHaddo chega às telonas em 6 de março
A partir de 6 de março, o público brasileiro terá um reencontro nos cinemas com um dos maiores nomes do humor do país. Leandro Hassum está de volta às telonas em “Uma Advogada Brilhante”, comédia nacional dirigida por Ale McHaddo, que também assina o roteiro ao lado de Luiz Felipe Mazzoni e Cris Wersom. O longa também é estrelado por Claudia Campolina, Bruno Garcia, Marcelo Mansfield, Paulinho Serra e Olivia Lopes, e conta com participações especiais de Nany People e Danilo Gentili.
“Logo após minha transição, passei por absurdos profissionais que nunca imaginei que existiam. Foi como abrir mão de superpoderes que jamais imaginei que tinha e ‘Uma Advogada Brilhante’ fala exatamente disso.”, explica a diretora Ale McHaddo. “Não fosse o humor, eu não conseguiria superar os preconceitos que sofri por ser uma mulher trans. Se o cinema tem o poder de discutir temas inconvenientes, a comédia pode ir além e desmontar preconceitos e conceitos equivocados com uma boa risada”, completa.
No longa, o advogado Dr. Michelle (Leandro Hassum) – com a pronúncia em italiano “Mikele” – tem uma importante missão: garantir o sustento da ex-mulher e do filho e, caso não cumpra o acordo, ambos poderão se mudar para os Estados Unidos com o aval da justiça. No mesmo dia, ele ainda descobre que será demitido do escritório de advocacia onde trabalha, pois somente as advogadas mulheres continuarão trabalhando por lá. Entretanto, como acontece com frequência, seu nome é confundido com Dra. Michelle. A partir daí, ele vê uma oportunidade para manter seu emprego e conseguir dinheiro para pagar a pensão ao se passar por uma mulher.
O filme renova a parceria entre a diretora Ale McHaddo e o ator Leandro Hassum, que teve início em 2019, com o “Amor Dá Trabalho”. Também trabalharam juntos em outros dois títulos: “Amor sem Medida” e “Meu Cunhado é um Vampiro”. “Uma Advogada Brilhante” é uma produção da 44 Toons e Warner Bros. Discovery, com distribuição da Downtown Filmes e apoio do Telecine.
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Sinopse
O confuso e cômico advogado Michelle detesta seu nome por ser confundido com um nome feminino. Seu nome lê-se Mikele, mas ninguém consegue acertar. Ele recebe a incumbência de sustentar a ex-mulher e o filho, ou ambos serão liberados pela juíza de família a se mudar para os Estados Unidos. Como notícia ruim não anda sozinha, no mesmo dia, ele descobre que o escritório de advocacia onde trabalha foi comprado, e somente as advogadas mulheres continuarão trabalhando lá. Aí é que a sorte, ou o azar, de Mike muda. Seu nome é confundido com Dra. Michelle, e ele ganha uma segunda chance. Só precisa se passar por mulher para continuar empregado e ter dinheiro para bancar a pensão. Uma comédia de erros em que Leandro Hassum brilha como uma advogada e engana a todos para garantir seu emprego. Entre as aulas de aeróbica e as cantadas que leva na rua, ele descobre que não basta calçar saltos altos para se tornar uma advogada brilhante.
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