Connect with us

Notícias

Em vitória inédita para o Brasil, Fernanda Torres vence o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama com “Ainda Estou Aqui”

Published

on

Através desse filme, de alguma maneira, a gente está promovendo uma forma de reparação,” declara a atriz

Pela primeira vez na história, em 82 edições, o Globo de Ouro elegeu uma brasileira como Melhor Atriz em Filme de Drama. Fernanda Torres recebeu o prêmio por seu trabalho como Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, longa de Walter Salles, com Selton Mello e participação especial de Fernanda Montenegro, que já levou mais de 3 milhões de pessoas aos cinemas, e na noite de domingo tomou conta das redes sociais com o apoio dos brasileiros à sua campanha na premiação.

“Eu estou muito feliz, mas não só por mim, também pelo que esse filme virou no Brasil, pela maneira como as pessoas foram ao cinema e, acima de tudo, pela importância que ele tem para uma família chamada Paiva, que nunca teve o direito de sequer enterrar seu pai, o Rubens. Através desse filme, de alguma maneira, a gente está promovendo uma forma de reparação para eles. O meu amor ao Marcelo por ter escrito esse livro, ao Walter por ser o parceiro que ele é para mim e para minha mãe. Estou muito feliz com as reações que eu tenho visto pelo Brasil, então esse prêmio não é meu, é nosso,” declarou Fernanda Torres, após a cerimônia de premiação no domingo, 5, em Los Angeles.

Para Walter Salles, a vitória de Fernanda Torres é especialmente significativa, já que ocorre 26 anos após ‘Central do Brasil’ percorrer uma trajetória semelhante na temporada de premiações. O cineasta comentou o momento histórico vivido por Torres e “Ainda Estou Aqui”: “tão feliz pela Fernanda, tão feliz pelo cinema brasileiro, pelo Marcelo!!! Viva Nanda e Eunice Paiva, viva Fernanda Montenegro, viva cada pessoa da equipe maravilhosa desse filme, viva o público que o abraçou e fez a diferença. É muito emocionante viver isso 26 anos depois de “Central do Brasil”.

Em 1999, “Central do Brasil” chegou ao Globo de Ouro representado por Fernanda Montenegro, na categoria de Melhor Atriz, e venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, categoria na qual Walter Salles voltou a competir em 2002, com “Abril Despedaçado”, e em 2005, com “Diários de Motocicleta”.

“Minha parceira Fernanda Torres ganhou o prêmio máximo de uma  atriz em performance dramática esse ano. Mas foi mais do que isso, foi também a vitória do cinema brasileiro como um todo, a vitória de tantos atores brasileiros que sonham em se expressar na tela grande do cinema. Eunice Paiva foi honrada com essa premiação, Rubens Paiva foi igualmente enaltecido. Marcelo Rubens Paiva nos abriu generosamente a memória de sua família e esse prêmio também é dele. Por fim, foi premiado também nosso mestre sensível Walter Salles, que conseguiu filmar um sentimento, filmou a dor, tornou-a palpável, com a grandeza humana que somente os grandes cineastas alcançam. Hoje vou dormir feliz por me sentir absolutamente representado diretamente pela vitória de minha amiga brilhante,” se emocionou Selton Mello, que vive Rubens Paiva no filme, ao dimensionar a importância do prêmio que Torres traz para o Brasil.

A produtora Maria Carlota Bruno, da VideoFilmes, definiu a noite deste domingo como histórica. “Fernanda Torres, sua talentosa atuação nos emocionou e nos orgulha. Este Globo de Ouro é um reconhecimento merecido à sua dedicação, criatividade e paixão. É  também um reconhecimento para todos nós que fizemos o filme. Este Globo de Ouro simboliza não apenas seu talento, mas também sua contribuição ao cinema brasileiro,” afirmou.

A temporada de premiações apenas começou, e “Ainda Estou Aqui” segue recebendo reconhecimento da crítica internacional. Na última semana, o filme entrou para a lista dos pré-indicados na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa do BAFTA, principal premiação do cinema britânico, que anteriormente elegeu “Central do Brasil” (1999) e “Diários de Motocicleta” (2005), ambos de Walter Salles, como o Melhor Filme Estrangeiro de suas respectivas temporadas.

“Ainda Estou Aqui” foi selecionado pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão em uma lista de 40 títulos, e agora compete com outros nove longas por uma vaga entre os cinco finalistas da categoria, que serão revelados no dia 15 de janeiro. A cerimônia de premiação do BAFTA ocorre no dia 16 de fevereiro.

O filme figura na shortlist de longas que podem concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional e concorre na mesma categoria no Critics’ Choice Awards 2025, que revelará os vencedores no dia 12 de janeiro. Na maior premiação do cinema espanhol, disputa o Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano.

“Ainda Estou Aqui” já ganhou oito prêmios. A lista inclui Melhor Roteiro, no 81º Festival de Veneza, onde o filme teve seu lançamento mundial. Recebeu quatro prêmios de Melhor Filme do Júri Popular: na 48ª Mostra de S. Paulo; no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e no  Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem. A atriz Fernanda Torres também foi eleita Melhor Atriz em Filme Internacional pelo The Critics Choice Awards, na seção Latino Cinema & Television. Recentemente, a produção venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards 2024 e recebeu uma menção honrosa como um dos cinco melhores longa metragens internacionais do ano no National Board of Review Awards, nos Estados Unidos.

Nas bilheterias brasileiras, “Ainda Estou Aqui” fechou 2024 como a quinta maior bilheteria do ano, e foi o único filme nacional entre o top 10, com mais de 3 milhões de ingressos vendidos. Este é o primeiro longa brasileiro que alcança esses números desde o início de 2020. Segundo informações da Filme B, o título foi ainda um dos principais responsáveis para que o cinema brasileiro atingisse uma fatia de mercado de cerca de 10,5% em 2024 — seu melhor desempenho pós-pandemia.

“Ainda Estou Aqui” também segue ganhando reconhecimento da crítica nacional e na mídia internacional. O longa foi eleito o melhor filme de 2024 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) e foi um dos 20 títulos selecionados pela BBC para a prestigiosa lista de melhores filmes de 2024 e foi reconhecido pela revista Hollywood Reporter – importante publicação sobre a indústria do entretenimento – como um dos dez melhores filmes de 2024. A atriz Fernanda Torres ficou em segundo lugar, ao lado de Demi Moore, no prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles. A produção também foi indicada a Melhor Filme pela Internacional Utah Film Critics Association, e Melhor Filme em Língua Estrangeira no North Carolina Film Critics Association Awards. E recebeu as indicações de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em Filme de Drama, para Fernanda Torres, no Satellite Awards, premiação concedida pela Academia Internacional de Imprensa.

SINOPSE

Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.

ELENCO

A FAMÍLIA
Eunice PaivaFernanda Torres
   Fernanda Montenegro
Rubens PaivaSelton Mello
VerocaValentina Herszage
   Maria Manoella 
NaluBarbara Luz
   Gabriela Carneiro da Cunha
ElianaLuiza Kosovski
   Marjorie Estiano
MarceloGuilherme Silveira
   Antonio Saboia
BabiuCora Mora
   Olivia Torres
Maria JoséPri Helena
    
OS AMIGOS
FelixHumberto Carrão
Fernando GasparianCharles Fricks
Dalva GasparianMaeve Jinkings
Helena GasparianLuana Nastas
Laura GasparianIsadora Ruppert
Baby BocayuvaDan Stulbach 
Dalal AchcarCamila Márdila
Raul RyffDaniel Dantas
Beatriz RyffHelena Albergaria 
Lino MachadoThelmo Fernandes
MarthaCarla Ribas
PimpãoCaio Horowicz
CristinaMaitê Padilha
ReinaldoFelipe Barreto

FICHA TÉCNICA

Diretor: Walter Salles
Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega
Direção de Fotografia: Adrian Teijido
Montagem: Affonso Gonçalves, ACE
Direção de Arte: Carlos Conti
Figurino: Cláudia Kopke
Música: Warren Ellis
Som Direto: Laura Zimmerman
Mixagem de Som: Stéphane Thiébaut
Caracterização: Luigi Rocchetti
Maquiagem: Marisa Amenta
Efeitos Especiais: Claudio Peralta
Preparação de Elenco: Amanda Gabriel
Casting: Letícia Naveira
Produtora Delegada: Lili Nogueira
Produtora Associada: Daniela Thomas
Produtores Executivos: Guilherme Terra, Thierry de Clermont-Tonnerre, Lourenço Sant’anna, Renata Brandão, Juliana Capelini, David Taghioff, Masha Magonova
Produtores: Maria Carlota Bruno, Rodrigo Teixeira, Martine de Clermont-Tonnerre
Produtoras: VideoFilmes, RT Features e MACT Films
Coprodutoras: ARTE France Cinéma, Conspiração, Globoplay
Baseado no livro “Ainda Estou Aqui”, de Marcelo Rubens Paiva
Apoio: Projeto Paradiso
Distribuição: Sony Pictures

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Com Michael B. Jordan em dose dupla, ‘Pecadores’ chega hoje aos cinemas de todo Brasil

Published

on

Com quase 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, longa dirigido por Ryan Coogler traz debates potentes para as telas de cinema

Pecadoresnovo filme da Warner Bros. Pictures, chega hoje, 17 de abril, aos cinemas de todo o Brasil. Estrelado por Michael B. Jordan em um papel duplo e dirigido por Ryan Coogler, o longa, aclamado pela crítica, está com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, apresentando uma experiência intensa e instigante ao público. 

No filme, Jordan interpreta os irmãos gêmeos Smoke e Stack, que voltam à cidade natal para recomeçar após um passado conturbado. O que deveria ser um novo começo se transforma em um mergulho assustador em segredos enterrados e forças malignas que os aguardam no retorno para casa. 

Pecadores é tantas coisas, tem tantas camadas. Quero que as pessoas levem com elas tudo o que filmamos, fizemos, criamos. É uma experiência divertida. Eu quero que elas se divirtam, mas também reflitam”, afirma o ator Michael B. Jordan, reforçando seu desejo de que o a história reverbere por um tempo na cabeça das pessoas. “Quero que pensem no filme e nos personagens mesmo depois da sessão, e que sintam a música em seus ossos. A trilha é parte viva da narrativa”. 

Escrito e dirigido por Ryan Coogler, o filme marca a estreia do cineasta no gênero de terror com uma obra que ele define como sua “carta de amor ao cinema”. “Foi na experiência coletiva do medo, dentro de uma sala escura cheia de desconhecidos, que nasceu minha paixão pelo cinema. Pecadores foi feito para ser visto assim — com uma multidão. É sobre o medo, mas também sobre pertencimento”, conta Coogler. 

Antes da estreia oficial, o longa teve pré-estreias especiais nas principais capitais brasileiras, incluindo Salvador, que contou com uma exibição diferenciada, seguida de um debate mediado pelos influenciadores João Sales (@maratonize) e Donna Paula Soares (@donnacachos), o jornalista João Paulo Barreto (Jornal A Tarde) e Gleissia Santos, do Instituto Cultural Steve Biko — refletindo o impacto social e simbólico do filme. 

Além de Michael B. Jordan, o elenco reúne Hailee Steinfeld, indicada ao Oscar; Miles Caton, Jack O’Connell, Wunmi Mosaku, Jayme Lawson, Omar Miller, Li Jun Li e Delroy Lindo. A equipe criativa conta com colaboradores recorrentes de Coogler, incluindo a diretora de fotografia Autumn Durald Arkapaw, a designer de produção vencedora do Oscar Hannah Beachler, o editor Michael P. Shawver, a figurinista Ruth E. Carter e o compositor Ludwig Göransson, parceiro de longa data do diretor. 

Pecadores é uma produção da Proximity Media e será distribuído nos cinemas de todo o mundo pela Warner Bros. Pictures. 

SINOPSE 

Ryan Coogler – diretor de “Pantera Negra” e “Creed: Nascido para Lutar” apresenta Pecadores, uma nova e visionária imaginação do terror, estrelado por Michael B. Jordan.  

Dispostos a deixar suas vidas conturbadas para trás, irmãos gêmeos (Jordan) retornam à sua cidade natal para recomeçar suas vidas do zero, quando descobrem que um mal ainda maior está à espera deles para lhes dar as boas-vindas.  

Se você continua a dançar com o diabo, um dia ele vai te seguir até a sua casa”.

Escrito e dirigido pelo cineasta indicado ao Oscar, Ryan Coogler, Pecadores é estrelado por Jordan (as franquias “Pantera Negra” e “Creed”) em um papel duplo, ao lado da atriz indicada ao Oscar, Hailee Steinfeld (“Bumblebee”, “Bravura Indômita”), Miles Caton (série “The View”), Jack O’Connell (“Ferrari”), Wunmi Mosaku (série “Passenger”), Jayme Lawson (“A Mulher Rei”), Omar Miller (série “True Lies”), e Delroy Lindo (“Destacamento Blood”). 

Pecadores foi produzido por Zinzi Coogler, Sev Ohanian e pelo cineasta Ryan Coogler, com produção executiva de Ludwig Göransson, Will Greenfield e Rebecca Cho.  

A equipe de produção artística de Coogler atrás das câmeras inclui seus colaboradores da franquia “Pantera Negra”: a diretora de fotografia Autumn Durald Arkapaw; a designer de produção vencedora do Oscar, Hannah Beachler; o editor Michael P. Shawver; a figurinista vencedora do Oscar, Ruth E. Carter; e o compositor vencedor do Oscar, Ludwig Göransson.   

A Warner Bros. Pictures apresenta uma produção Proximity Media, um filme de Ryan Coogler, Pecadores é distribuído nos cinemas de todo o mundo pela Warner Bros. Pictures, com estreia no dia 17 de abril de 2025.   

FICHA TÉCNICA 

  • Direção, Produção, Roteiro: Ryan Coogler
    Produção: Zinzi Coogler, Sev Ohanian
    Produção Executiva: Ludwig Göransson, Will Greenfield, Rebecca Cho
    Direção de Fotografia: Autumn Durald Arkapaw
    Design de Produção: Hannah Beachler
    Edição: Michael P. Shawver
    Figurino: Ruth E. Carter
    Trilha Sonora: Ludwig Göransson 

ELENCO PRINCIPAL 

  • Smoke, Stack – Michael B. Jordan
    Mary – Hailee Steinfeld
    Sammie – Miles Caton
    Remmick – Jack O’Connell
    Annie – Wunmi Mosaku
    Pearline – Jayme Lawson
    Cornbread – Omar Miller
    Grace – Li Jun Li
    Delta Sl – Delroy Lindo
Continue Reading

Burburinho

Entretenimento que não acaba! Acompanhe nossos podcasts, vídeos e notícias.
Copyright © 2016-2025 Portal Refil — Todos os direitos reservados.
FullStack Dev: Andreia D'Oliveira. Design: Henrique 'Foca' Iamarino.
Theme by MVP Themes — WordPress.
Política de Privacidade