Reviews e Análises
A Família Addams 2 – Pé na Estrada – Crítica
A Família Addams retorna aos cinemas em mais uma adaptação. Sequência animada do desenho de 2019, dessa vez a história gira ao redor de uma possível dúvida se Vandinha é mesmo uma Addams ou se teria sido trocada na maternidade. O enredo acaba indo por um lado meio destrambelhado, envolvendo uma viagem para unir a família e essa descoberta da personagem se faz parte de outra família ou não. Claro que no final vão restar os ensinamentos edificantes e tudo o mais, mas isso tudo a gente já viu quinhentas outras vezes em diversos outros produtos de entretenimento.
Com um elenco de dublagem muito afinado, com heróis e heroínas da dublagem como Mônica Rossi, Guilherme Briggs e Alexandre Moreno, infelizmente pode-se dizer que é a dublagem a única coisa que realmente vale a pena no filme. A animação não evoluiu em praticamente nada ao de 2019, inclusive parecendo que se aproveitaram os mesmos moldes dos personagens. A história então é muito ruim. Poderia ser uma aventura na vida de qualquer família desajustada da tv ou do cinema. Já vimos o plot de criança trocada tantas vezes que nada ali soa como novidade. E onde daria pra ser novidade, o filme falha.
Falta Família Addams na Família Addams. Onde estão as bizarrices? O humor sórdido? As piadas macabras? As tentativas de homicídio entre Vandinha e Feioso? Nada. Zero. O filme traz duas ou três piadas interessantes e o resto é um marasmo de criatividade. Uma pena, já que o filme de 2019 foi um dos mais divertidos daquele ano. Família Addams 2 – Pé na Estrada é um desperdício. Não vale nem para levar as crianças para se distraírem. Capaz delas pedirem pra sair na metade.
Reviews e Análises
Ainda Estou Aqui – Crítica
Existem alguns filmes que ao assistirmos apenas os primeiros dez minutos já temos a percepção de estarmos diante de um clássico ou de uma obra-prima. É o caso de O Poderoso Chefão, por exemplo. Ou de Cidade de Deus, para trazer mais perto da nossa realidade brasileira. Não é o caso de Ainda Estou Aqui, novo filme de Walter Salles que chega aos cinemas dia 7 de novembro.
Não. Ainda Estou Aqui demora um pouco mais para percebermos que estamos diante de um dos melhores filmes brasileiros já feitos. E isso é fácil de entender, simplesmente porque a história é contada no tempo dela, sem pressa de acontecer. Mas quando você chegar na cena em que a personagem principal se vê presa, você não vai esquecer desse filme nunca mais na sua vida.
Baseado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história da família de Marcelo, que em 1970 passou pela traumatizante experiência de ter o pai, o ex-deputado e engenheiro Rubens Paiva, simplesmente levado arbitrariamente pela Ditadura Militar e nunca mais retornar.
Ainda Estou Aqui começa te estabelecendo como um observador da família. E como ele leva tempo para te mostrar todo o cotidiano e te apresenta os personagens aos poucos, o espectador vai se tornando parte daquele núcleo familiar. Quando as coisas vão ficando sinistras, você já está envolvido e consegue sentir a mesma angústia e desespero que a família sentiu.
Fernanda Torres está simplesmente deslumbrante como Eunice Paiva. Forte, aguerrida, destemida, o que essa mulher aguentou não foi brincadeira. E Fernanda transmite isso como nenhuma outra atriz seria capaz. Selton Mello interpreta Rubens Paiva com muita simpatia e tenacidade. Simples sem ser simplório. Você literalmente quer ser amigo dele.
O elenco da família, crianças e adolescentes também está simplesmente perfeito. Todos impecáveis, assim como todo o elenco de apoio. Destaque também para a ponta da diva Fernanda Montenegro, como a Eunice idosa que, em no máximo cinco minutos de tela e sem dizer uma palavra, mostra porque é a maior atriz de todos os tempos.
Com um roteiro muito bem escrito e uma direção impecável, aliados a uma fotografia perfeita, é impossível apontar qualquer defeito neste filme. Com uma temática ainda necessária nos dias de hoje, é um dever cívico assistir a Ainda Estou Aqui, o melhor filme de 2024, sem sombra de dúvida.
Nota 5 de 5
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