Connect with us

Notícias

Séries antológicas de ficção científica

Black Mirror, Twilight Zone e Philip K. Dick’s Electric Dreams.

Published

on

Primeira coisa: O que é uma série antológica?

É aquela que apresenta enredo e personagens diferentes a cada episódio ou a cada ano, embora tenha o mesmo nome e até repita atores de temporadas anteriores. Ela pode apresentar uma nova história a cada temporada ou até mesmo a cada episódio. É como se fosse uma seleção de histórias, não cronológicas e independentes entre si… Porém, às vezes o criador deseja inovar e cria um certo gancho entre os episódios ou adiciona “easter eggs” (pequenos detalhes que fazem referência a um outro episódio) nas histórias para dar uma inovada e criar uma identidade na série… mas basicamente, é isso!

3 exemplos de séries antológicas de ficção científica:

Além da Imaginação, ou The Twilight Zone.

Inspirada na antologia de terror e suspense criada em 1959 que ficou no ar até 1964, a nova versão de “Além da Imaginação”, ou “The Twilight Zone”, está disponível na Amazon Prime Vídeo com 10 episódios independentes entre si (apesar de ter “easter eggs”, como comentei acima).

Usando uma abordagem meio terror psicológico e ficção científica, “Além da Imaginação” aborda diversos temas sobre a condição humana, contando histórias de esperança, preconceito, medo, desespero, tornando-se uma das produções mais cultuadas da história da TV americana.

A versão atual é mais moderna, conta com temas e efeitos mais condizentes à nossa realidade dos anos 2020. A série conta com um elenco premiadíssimo, que não se repete, a não ser pelo apresentador, Jordan Peele, anfitrião e narrador da série, que introduz e finaliza as histórias.

Não tente entender os acontecimentos, apenas sinta-se dentro das histórias, como se tudo fosse possível, como se estivesse dentro de um sonho, das mentes dos personagens, indo além da imaginação, como o próprio nome da série sugere.

Trailer – “Além da Imaginação” – “The Twilight Zone”

Philip K. Dick’s Electric Dreams

Electric Dreams é bem gostosa de assistir, cada episódio parece um filme, com um elenco de estrelas e produção impecável. Os episódios foram inspirados nos contos de Philip K. Dick que escreveu nos anos 50 e imaginou um futuro bem próximo ao que vivemos hoje e também um futuro bem mais tecnológico e avançado do que o que já podemos vivenciar.

Imaginar uma realidade paralela como as da série é algo fascinante para mim… e saber que o autor imaginou tudo isso anos atrás é ainda mais intrigante… Mesmo que seja um futuro sombrio e nebuloso, gosto de ter essas experiências visuais e sensações inesperadas sobre o que nos espera daqui uns anos…

Muitas vezes até sonho com algumas cenas… Como a maioria das histórias traz algum tipo de reflexão, é uma série que além de esteticamente bonita, bem produzida, interessante, é útil para pensarmos sobre a nossa humanidade. Disponível na Amazon Prime Video.

Black Mirror

Black Mirror já é bastante conhecida, disponível há bastante tempo na Netflix, foi a que vi primeiro e me impressionou logo de cara. Depois que assisti fiquei pensando nas cenas, nos episódios por muito tempo. E todo mundo que assistia também comentava o mesmo. Ou seja, ela tem algo especial…

A melhor descrição que achei sobre ela foi a seguinte: “É sempre fascinante quando um filme consegue incomodar, fazer refletir ou despertar sentimentos nem sempre muito presentes (…) em Black Mirror nos reconhecemos; o que vemos ali somos nós, refletidos naqueles contextos; escravos do consumo, linchadores virtuais, mórbidos espectadores” (https://www.simonde.com.br). 

Foi com ela que comecei a apreciar esse tipo de obra e procurar por distopias e ficções científicas para assistir… É viciante querer saber as projeções de futuro que as outras pessoas fazem, dá um pouco de medo, ansiedade e emoção por presenciar as mudanças que podem vir, mesmo que ainda pareça absurdo, ou nem tão absurdo e distante como em algumas histórias.

Este trailer é um mix de cenas de diversos episódios, mas que contempla toda a essência dela.

Balanço

Gostei bastante de todas elas, adoro esse tipo de série em que os episódios são independentes e tem essa mística de passado, presente e futuro caminhando juntos… Aliás, numa escala de preferência das três, que são bem semelhantes na temática futurística, distópica e na estética, a ordem do que eu mais gostei é essa:

1⁰ Black Mirror (Netflix)
2⁰ Electric Dreams (Amazon)
3⁰ Twilight Zone (Amazon)

#electricdreams #distopia #futuro #amazon #primevideo #blackmirror #twilightzone #alemdaimaginacao #viegostei#alémdaimaginação #TheTwilightZone #futuro #presente #passado #série #mistérios #amazonprimevideo #lançamento #novidade #primevideo #temnaamazon #viegostei #ficaadica #oquever #recomendo #isabellarocha #dicadefilme #dicadesérie #crítica #resenha #cinema #vejadublado #prefiradublado 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Longa de animação Os Caras Malvados 2 ganha primeiro trailer e cartaz teaser oficial

Published

on

A sequência da comédia de ação é uma parceria entre Universal Pictures e DreamWorks Animation com direção de Pierre Perifel

Universal Pictures, em parceria com a Dreamworks Animation, acaba de divulgar o primeiro trailer e cartaz teaser oficial de Os Caras Malvados 2 (Bad Guys 2) – continuação da aventura que estreou nos cinemas brasileiros em 2022.

Nesse novo capítulo, o grupo formado pelo batedor de carteiras Sr. Lobo (com voz do vencedor do Oscar Sam Rockwell), o arrombador de cofres Sr. Cobra (Marc Maron), o mestre do disfarce Sr. Tubarão (Craig Robinson), o Sr. Piranha (vivido pelo vencedor do Grammy Anthony Ramos) e a hacker Srta. Tarântula (interpretada pela vencedora do Globo de Ouro Awkwafina) retornam para um “último trabalho” após a aposentadoria.

Baseado na série de livros best-seller do “New York Times”, de Aaron Blabey, Os Caras Malvados 2 traz de volta o elenco de estrelas, o diretor e a equipe de produção do primeiro longa. A produção conta com Zazie Beetz como Diane Raposinha; Richard Ayoade, vencedor do BAFTA, como Professor Marmelada; Alex Borstein, vencedora do Emmy, como a chefe de polícia Misty Luggins; e Lilly Singh vivendo Tiffany Fluffit. A direção é de Pierre Perifel com produção de Damon Ross e traz ainda a trilha sonora composta por Daniel Pemberton, indicado ao Oscar.

Os Caras Malvados 2 deve estrear nos cinemas brasileiros em 2025, também em versões acessíveis. 

Continue Reading

Burburinho

Entretenimento que não acaba! Acompanhe nossos podcasts, vídeos e notícias.
Copyright © 2016-2023 Portal Refil — Todos os direitos reservados.
FullStack Dev: Andreia D'Oliveira. Design: Henrique 'Foca' Iamarino.
Theme by MVP Themes — WordPress.
Política de Privacidade