Notícias
“O Agente Secreto” recebe o prêmio da crítica internacional e “Art et Essai” em Cannes

Premiação foi concedida pela FIPRESCI e pelos exibidores independentes na França
O filme O Agente Secreto, novo longa-metragem do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi premiado no Festival de Cannes, uma das maiores vitrines do cinema mundial e recebeu o Prêmio FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema), que reúne jornalistas de mais de 50 países, e o “Art et Essai”, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema d’Art et d’Essai).
“Eu conversei muito com a imprensa, estive com jornalistas no domingo, na segunda, na terça e um pouco quarta. Nesses dias, eu contei sete vezes que aconteceu das pessoas, ao falarem do filme e tentar me fazer uma pergunta, ficarem com a voz embargada e pararem de falar, porque alguma coisa tinha ativado algo muito forte nelas. Isso aconteceu com jornalistas brasileiros e de nacionalidades diferentes, como franceses, espanhóis e italianos. E eu acho isso muito significativo. Eu acho que é um filme que fala do passado, fala do presente, fala do futuro”, comenta o diretor Kleber Mendonça Filho.
Em sua avaliação do filme, o júri da Fipresci explicou: “Escolhemos um filme que tem uma generosidade romanística e épica; um filme que permite digressão, diversão, humor e caráter para evocar um tempo e lugar e uma história rica, estranha e profundamente preocupante de corrupção e opressão. Um filme que faz suas próprias regras, que é pessoal, mas universal, que leva seu tempo e mergulha você em um mundo – o mundo do Brasil governado pelos militares em 1977 e o mundo das pessoas boas em tempos ruins.”
Ambientado em Recife no ano de 1977, O Agente Secreto é um thriller político protagonizado por Wagner Moura. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. O elenco reúne grandes nomes do cinema nacional, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, entre outros artistas.
A produção é assinada por Emilie Lesclaux, e é uma coprodução com a CinsemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha), e conta com distribuição no Brasil pela Vitrine Filmes. Internacionalmente, será lançado pela NEON (EUA e Canadá) e pela MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, exceto Brasil).
O reconhecimento em Cannes marca a quinta participação de Kleber Mendonça Filho no festival. Em 2019, ele já havia sido laureado com o Prêmio do Júri por Bacurau, codirigido com Juliano Dornelles. Seus filmes anteriores – O Som ao Redor, Aquarius e Retratos Fantasmas – também passaram por Cannes e conquistaram espaço nas listas de melhores do ano do The New York Times, além de alcançarem expressivo público nos cinemas brasileiros e internacionais.
FICHA TÉCNICA
Produção: Cinemascópio
Coprodução: MK Productions, Lemming, One Two Films
Direção & Roteiro: Kleber Mendonça Filho
Produção: Emilie Lesclaux
Diretora de Fotografia: Evgenia Alexandrova
Diretor de Arte: Thales Junqueira
Figurino: Rita Azevedo
Caracterização: Marisa Amenta
Montagem: Eduardo Serrano e Matheus Farias
Som Direto: Moabe Filho e Pedrinho Moreira
Edição de Som & Desenho Sonoro: Tjin Hazen
Mixagem: Cyril Holtz
Diretores assistentes: Fellipe Fernandes, Leonardo Lacca
Produção executiva: Dora Amorim
Diretora de produção: Mariana Jacob
Distribuição Brasil: Vitrine Filmes
Distribuição internacional: MK2, Neon, Mubi
O AGENTE SECRETO (2025)
Brasil/França/Holanda/Alemanha
Cor / 2.40:1 Scope / 158 mins
Notícias
Universal Pictures divulga vídeo dos bastidores de “O Esquema Fenício”, novo longa de Wes Anderson

Benicio del Toro revela como é mergulhar no universo do diretor Wes Anderson
A Universal Pictures divulga hoje um vídeo inédito de bastidores do longa “O Esquema Fenício” (The Phoenician Scheme), novo filme dirigido pelo ganhador do Oscar Wes Anderson e estrelado por Benicio del Toro, Mia Threapleton e Michael Cera. No material, o elenco revela suas impressões sobre o universo criado pelo diretor no conto de espionagem.
“É realmente incrível entrar neste mundo cheio de camadas. Com o Wes, você lê e vê tudo nos desenhos. Depois você em 3D e entra dentro deles. Essa história é engraçada e perigosa, mas a humanidade é o que realmente vai trazer toda a satisfação que você busca”, afirma Benicio del Toro.
Com estreia marcada para esta quinta-feira, 29 de maio, nos cinemas brasileiros, a produção é da Indian Paintbrush em parceria com a American Empirical Pictures, produtora de Wes Anderson, consagrado por sucessos como “Moonrise Kingdom” e “Grande Hotel Budapeste”. Além de dirigir, Anderson também co-escreveu o roteiro com Roman Coppola, com quem trabalhou recentemente em “Asteroid City”.
“O Esquema Fenício” acompanha a história de uma família e de um negócio familiar. Benicio del Toro interpreta Zsa-zsa Korda, um dos homens mais ricos da Europa, que tem um relacionamento tenso com sua filha, a freira Liesl (Mia Threapleton). Já Michael Cera dá vida a Bjorn Lund, tutor da família Korda.
O longa tem distribuição da Universal Pictures e estará disponível nos cinemas em 29 de maio também em versões acessíveis.
-
Reviews e Análises3 semanas ago
Lispectorante – Crítica
-
Notícias3 semanas ago
Universal Pictures lança primeiro trailer de “A Casa Mágica da Gabby: O Filme”
-
Livros em Cartaz2 semanas ago
Livros em Cartaz 075 – Degusta!
-
Notícias3 semanas ago
Campus Party Brasil 17: Brasília sedia edição nacional com foco em Inteligência Artificial