Notícias
A Hora da Estrela – Crítica

Quando se é aficionado por livros é comum alguma mania: ler a última página, tentar não “quebrar” a lombada de calhamaços enquanto se lê ou usar qualquer coisa que estiver a mão como marcador de páginas. Eu coleciono primeiros parágrafos: escrevo em pequenos cadernos que guardo na estante junto com os volumes que lhes deram origem. Claro que existem os favoritos como o de Orgulho e Preconceito (“É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de uma esposa.”) e Anna Karenina (“Todas as famílias felizes são iguais, mas cada família infeliz é infeliz à sua maneira.”), mas nenhum fala tanto ao meu coração quanto o de “A Hora da Estrela”:
Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou.
Agora, se você nunca leu “A Hora da Estrela”, pode dar uma chance a obra da autora ucrano-brasileira Clarice Lispector assistindo a adaptação realizada em 1985 pela cineasta Suzana Amaral, que voltou aos cinemas no último 16 de maio em cópias restauradas digitalmente em 4K.
O longa conta a história da datilógrafa Macabéa (vivida magistralmente por Marcélia Cartaxo, ganhadora do Urso de Prata de melhor atuação em Berlim) uma migrante vai do Nordeste para São Paulo tentar a vida. Órfã, a personagem parece pedir perdão o tempo todo por estar viva, quase se desculpando por ter sobrevivido a sina dos pais. Macabéa é invisível, invisibilizada e desencaixada do mundo.
A interação com as outras personagens acentua o caráter de estranheza que Macabéa sente de sua realidade (“O que você acha dessa Macabéa, hein?” “Eu acho ela meio esquisita”) onde a proximidade física reservada a ela é oferecida apenas pelas viagens de metrô aos domingos.
As coisas parecem mudar quando ao mentir ao chefe – copiando sua colega de trabalho Glória – dizendo que no dia seguinte irá tirar um dente para, na verdade, tirar um dia de folga. Passeia pela cidade e encontra Olímpico (José Dumont) a quem passa a ver com frequência. Infelizmente, mesmo ele, não entende a inocência e esse desencaixe de Macabéa, deixando-a.
“A Hora da Estrela” de Suzana Amaral traz a estética da fome tão cara ao Cinema Novo de Glauber Rocha não apenas na falta, ressaltada em oposição as personagens que orbitam a curta vida de Macabéa, mas no desalento, no desamparo e, principalmente, no abandono que, quando negado em certa altura pela mentira esperançosa da cartomante charlatã (vivida por Fernanda Montenegro), culmina na estúpida tragédia que ocorre com a protagonista.
Se no começo de tudo, como disse Clarice, sempre houve o nunca e o sim, para Macabéa e os seus “sim senhor” o universo reservou apenas o grande não que Suzana Amaral captou como ninguém.
Nota 5 de 5
Notícias
Com muita ação e adrenalina, Resgate Implacável, novo longa da Warner Bros., chega hoje aos cinemas

Filme é estrelado por Jason Statham e conta com a direção de David Ayer
Resgate Implacável já está nos cinemas! Com uma boa dose de adrenalina e muitas cenas de ação, o novo filme da Warner Bros. Pictures estreia hoje (27) nas telonas de todo o país e promete entreter o público do início ao fim.
O longa é protagonizado por Jason Statham, que vive um ex-agente militar obrigado a retornar ao ofício após um acontecimento trágico: o sequestro da filha de seu chefe. Disposto a combater os traficantes, ele encara a missão sem saber que está prestes a descobrir um esquema de corrupção muito maior.
A direção do thriller fica por conta de David Ayer e sua história é baseada no livro Levon’s Trade, de Chuck Dixon, com roteiro coescrito por Sylvester Stallone. Resgate Implacável ainda traz um elenco de peso, composto por Jason Flemyng, Merab Ninidze, Maximilian Osinski, Cokey Falkow, Michael Peña e David Harbour.
Sobre o filme
Jason Statham volta ao cinema no mais recente thriller de ação repleto de adrenalina da Amazon MGM Studios, Resgate Implacável, dirigido por David Ayer, de “Esquadrão Suicida” e “Beekeeper: Rede de Vingança”, sobre um ex-agente levado a voltar a mais uma missão mais uma vez.
Juntando-se a Statham no elenco internacional de Resgate Implacável estão Jason Flemyng, Merab Ninidze, Maximilian Osinski, Cokey Falkow, com Michael Peña e David Harbour. O filme também é estrelado por Noemi Gonzalez, Arianna Rivas, Emmett J. Scanlan e Eve Mauro.
Levon Cade (Statham) deixou para trás uma condecorada carreira militar em operações secretas para ter uma vida simples trabalhando com construção. Mas quando a filha de seu chefe, a quem considera sua própria família, é levada por traficantes de seres humanos, a busca de Cade para trazê-la para casa descortina um mundo de corrupção muito maior do que ele jamais poderia ter imaginado.
Dirigido por David Ayer a partir do roteiro coescrito por Sylvester Stallone, baseado no livro Levon’s Trade de Chuck Dixon, Resgate Implacável tem produção de Chris Long, Jason Statham, John Friedberg, David Ayer, Sylvester Stallone, Bill Block e Kevin King Templeton. Os produtores executivos são Teddy Schwarzman, Michael Heimler, Mike Shanks, Jill Silfen, Volodymyr Artemenko, Yevgen Stupka, Alexis Garcia, Rachael Cole e Thomas Zadra.
A equipe de produção criativa ao lado de Ayer atrás das câmeras inclui o diretor de fotografia Shawn White; o designer de produção Nigel Evans;, a figurinista Tiziana Corvisieri; o editor Fred Raskin; e o compositor Jared Michael Fry.
Amazon MGM Studios apresenta uma produção Black Bear, em associação com Eastern Film Investments, CAT5 e Fifth Season. Resgate Implacável foi produzido pela Black Bear/Cedar Park/Punch Palace e Balboa, com direção de David Ayer. O filme será distribuído em todo o mundo pela Warner Bros. Pictures.
-
Notícias2 semanas ago
Mortal Kombat 2: Warner Bros. divulga primeiras imagens do longa que vai reviver personagens icônicos
-
Notícias2 semanas ago
Vem aí : “Os Emergentes” – Nova comédia nacional que explora o choque de classescom humor e reviravoltas inesperadas.
-
Podcasts3 semanas ago
Reflix 145 – Demolidor: Renascido – s01e03
-
Notícias3 semanas ago
Um Filme Minecraft: começa hoje pré-venda de ingressos para um dos filmes mais aguardados do ano