Connect with us

Notícias

Documentário revolucionário: Crip Camp

Crip Camp – Uma Revolução na Inclusão

Published

on

Crip Camp – Uma Revolução na Inclusão: tudo começa num camping de verão para pessoas com deficiência, organizado por hippies, algo parecido com Woodstock para os excluídos, em 1971 e se transforma numa verdadeira onda de luta pela inclusão destas pessoas, pelos seus direitos, por respeito e dignidade. Crip Camp, é mais um documentário genial apadrinhado pelo casal Obama (assim como o excelente “Indústria Americana”) e chegou na Netflix timidamente, até achei difícil encontrá-lo, mas deveria estar na lista de todos, pois é uma aula de superação, força, resistência e conquista. 

cadeirantes brincam num gramado no camping


Tem um material audiovisual riquíssimo com registros dos campistas, entrevistas, reportagens da época, em preto e branco, de valor histórico, que acompanha um pouco da história e da luta dessas pessoas desde a década de 1970. Foi no camping que pela primeira vez os jovens se sentiram iguais, empoderados e não excluídos, nem tratados com pena, com medo e com extremos cuidados por parte de pais, amigos e cuidadores. Lá eles tinham liberdade para brincar, serem eles mesmos, até mesmo namorar…

O próprio perfil da Netflix disponibilizou o documentário inteiro (com audiodescrição em inglês) no YouTube, para que ele seja acessível a todos. É possível alterar apenas a legenda para o português nesta opção, mas na plataforma da Netflix tem dublagem, legendagem e audiodescrição em várias línguas, Ou seja, é 100% acessível.

Desde a antiguidade a pessoa com deficiência era vista como uma aberração da natureza, como sendo um castigo divino e elas viviam escondidas pelas famílias, à margem da sociedade, em instituições fechadas, sanatórios que mal sabiam como lidar com as necessidades delas. Até pouco tempo atrás, elas eram vistas como prejudiciais para os comerciantes e afastados do espaço público por atrapalharem ou por requererem cuidados e infraestruturas caras sem que tivessem retorno – no caso de adaptações para receber pessoas com deficiências em escolas, prédios públicos, empresas, restaurantes, entre outros estabelecimentos e tudo isso também é mostrado no documentário, o que nos choca.

Uma das campistas usa toda a sua raiva pelo desrespeito que sofre todos os dias e se transformara numa ferrenha lutadora contra o preconceito da sociedade, descaso do governo e consegue apoio de uma legião de pessoas com as mais diversas deficiências, que buscam pelo mesmo respeito e dignidade. É muito emocionante ver a garra com que eles vão atrás de seus ideais e direitos, por mais que tenham dezenas de obstáculos, problemas e limitações eles não desistem e abrem muitas portas para os direitos civis conquistados até hoje.

Cadeirantes protestam na frente da Casa Branca em Washington DC


Até mesmo os Panteras Negras se juntam à causa e os ajudam, pois a luta é pela igualdade, pelo respeito e dignidade, não importando a diferença que poderia afastar as pessoas… ao contrário, as diferenças as unem por um objetivo maior e todos ganham com isso.

É muito lindo de ser ver! Cheio de lições, de verdade, às vezes um pouco incômoda, mas necessária para refletir e mudar mentalidades e talvez promover mais acessibilidade, pois é algo que beneficia a todos!

Muito bem produzido, histórico e emocionante, um combo com tudo que um bom documentário deve ter!

Recomendo. Nota 10! Disponível na Netflix.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Back to Black: longa da Universal Pictures sobre Amy Winehouse estreou nos cinemas

Published

on

Pré-estreias do filme que conta parte da história de uma das maiores estrelas da música aconteceram na noite de 15/5, em São Paulo e Rio de Janeiro

O esperado longa que conta parte da história por trás do sucesso de Amy Winehouse, Back to Black, da Universal Pictures, estreia hoje (16) nos cinemas de todo o país. Dirigido por Sam Taylor-Johnson e estrelado por Marisa Abela, o filme também aborda a história do lançamento do famoso álbum de estúdio “Back to Black”. O longa foca na perspectiva da emblemática cantora de ritmos como soul, jazz e R&B, trazendo um olhar dos bastidores das composições, relacionamentos e da mente de Amy.

Na noite desta quarta-feira (15), aconteceu a pré-estreia do longa nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, contando com nomes como Thiago Martins, Letícia Colin, Yara Charry,Sophie Charlotte, Foquinha, entre outros artistas para prestigiarem o longa.

Back to Black
 está em cartaz nos cinemas de todo o país. Mais informações podem ser obtidas nos cinemas de cada cidade.

Sobre o filme

Back to Black conta a história nunca vista antes da ascensão precoce de Amy Winehouse à fama e do lançamento de seu inovador álbum de estúdio, “Back to Black”. Contado a partir da perspectiva de Amy, o filme traz um olhar sem apologias da mulher por trás do fenômeno e do relacionamento que inspirou um dos álbuns mais lendários de todos os tempos.

Continue Reading

Burburinho

Entretenimento que não acaba! Acompanhe nossos podcasts, vídeos e notícias.
Copyright © 2016-2023 Portal Refil — Todos os direitos reservados.
FullStack Dev: Andreia D'Oliveira. Design: Henrique 'Foca' Iamarino.
Theme by MVP Themes — WordPress.
Política de Privacidade