Connect with us

Notícias

Globo de Ouro 2025: Robô Selvagem, Wicked, Anora e O Brutalista, da Universal Pictures, somam 17 indicações

Published

on

O Brutalista, que chega aos cinemas em 2025, foi o mais indicado e aparece sete vezes na lista oficial da premiação, seguido por Anora, em cinco categorias

Globo de Ouro divulgou hoje (9) a lista de indicados à premiação de 2025 e a Universal Pictures somou 19 indicações com os títulos já lançados Robô Selvagem (The Wild Robot) e Wicked (Wicked) e os futuros e esperados lançamentos de 2025 – Anora (Anora) e O Brutalista (The Brutalist), em onze categorias diferentes. 

O Brutalista, de Brady Corbet, vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza deste ano, concorre nas categorias Melhor Filme – Drama, Melhor Direção, Melhor Ator – Filme de Drama (Adrien Brody Como László Tóth), Melhor Atriz Coadjuvante (Felicity Jones Como Erzsébet Tóth), Melhor Ator Coadjuvante (Guy Pearce), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora Original. O longa, que esteve na programação da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, estreia nos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro de 2025.

Já Anora, vencedor da Palma de Ouro em Cannes e sob direção de Sean Baker, é destaque nas categorias de Melhor Filme – Comédia ou Musical, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante (Yura Borisov Como Igor), Melhor Roteiro e Melhor Atriz – Filme de Comédia ou Musical (Mikey Madison Como Anora). A estreia no Brasil é em 23 de janeiro.

Ainda receberam indicações os filmes que seguem em cartaz no país, como a animação Robô Selvagem, da DreamWorks, como Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora Original e Conquista Cinematográfica e de Bilheteria – categoria dedicada a longas que tiveram arrecadação maior de 100 milhões de dólares; e Wicked como Melhor Filme – Comédia ou Musical, Melhor Atriz – Filme de Comédia ou Musical (Cynthia Erivo Como Elphaba), Melhor Atriz Coadjuvante (Ariana Grande Como Glinda) e Conquista Cinematográfica e de Bilheteria.estreia nos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro de 2025.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

“Noel Rosa – Um Espírito Circulante” divulga trailer

Published

on

Dirigido por Joana Nin, longa chega aos cinemas brasileiros no dia 24 de abril. Produção revisita obra e impacto do compositor a partir de relatos de nomes como Moacyr Luz, Mart’nália e Dori Caymmi

“Noel Rosa – Um Espírito Circulante” chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 24 de abril, e acaba de divulgar seu trailer. O longa retrata a obra de um dos mais importantes nomes da música brasileira e fala sobre seu impacto na história do samba, a partir do bairro de Vila Isabel, e do espírito de boemia que se mantém vivo nas ruas do Rio de Janeiro. Para refletir sobre esses temas, o documentário reúne vozes de sambistas de diferentes eras, desde antigos parceiros de Noel, como Cartola, Aracy de Almeida e Marília Batista, até nomes atuais, como Dori Caymmi, Moacyr Luz, Mart’nália e Edu Krieger.

Dirigido e roteirizado por Joana Nin, “Noel Rosa – Um Espírito Circulante” nasceu de uma história muito particular da cineasta com o personagem. “Minha conexão com Noel Rosa se intensificou quando eu me mudei para o bairro de Vila Isabel, em 2012,” conta Joana, que viveu na própria Rua Noel Rosa. “Fui ao supermercado que funcionava no prédio da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos Confiança. Eu estava lá fazendo compras e de repente soou uma sirene muito alta. Ao questionar um funcionário, descobri que eles mantinham a tradição em respeito à comunidade local. Este som inspirou Noel Rosa a compor ‘Três Apitos’, ainda que a Fábrica de Tecidos não fosse o local de trabalho de Fina, sua musa inspiradora da canção. Era uma licença poética porque ele ouvia diariamente esse apito da casa onde morava, na Rua Teodoro da Silva. Eu achei isso muito interessante e decidi entender melhor a relação do bairro com o compositor, mesmo tanto tempo depois de sua morte.”

A experiência curiosa vivida por Joana Nin deu origem a um trabalho que incluiu uma playlist comentada por Henrique Cazes, com músicas de e sobre Noel Rosa, produção musical de Fábio Nin e pesquisa de arquivo de Beth Formaggini, Patrícia Machado e Gabriela Santiago, resultando no documentário finalizado em 2023 — após gravações interrompidas durante a pandemia — e exibido pela primeira vez em 2024, no Festival do Rio.

“Noel Rosa – Um Espírito Circulante” é uma produção da Sambaqui Cultural, com distribuição da Boulevard Filmes e codistribuição da Vitrine Filmes. Este lançamento contou com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, e do Ministério da Cultura através da Lei Paulo Gustavo

SINOPSE

Documentário musical que busca rastros deixados pelo compositor no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O artista morreu aos 26 anos, em 1937, e deixou um legado de quase 250 músicas. O filme cria paralelos entre passado e presente, sobretudo pela forma como o samba e a figura de Noel Rosa se misturam até hoje ao redor de seu berço criativo. Vozes de antigos parceiros, como Cartola, Aracy de Almeida e Marília Batista, se juntam às de intérpretes atuais, como Dori Caymmi, Moacyr Luz, Mart’nália e Edu Krieger, entre outros.

ELENCO

Dori Caymmi, Edu Krieger, Moacyr Luz, Martn’ália, Cláudio Jorge e Nilze Carvalho

FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Joana Nin
Produtora: Sambaqui Cultural
Produção: Ade Muri e Joana Nin
Direção de Arte: Dalila Aguiar
Fotografia: Elisandro Dalcin e André de Paula

Distribuição: Boulevard Filmes 

Codistribuicão: Vitrine Filmes

Continue Reading

Burburinho

Entretenimento que não acaba! Acompanhe nossos podcasts, vídeos e notícias.
Copyright © 2016-2025 Portal Refil — Todos os direitos reservados.
FullStack Dev: Andreia D'Oliveira. Design: Henrique 'Foca' Iamarino.
Theme by MVP Themes — WordPress.
Política de Privacidade