17 de fevereiro de 2019 Reviews e Análises
Não sei se é por ódio ou por tristeza... Não sei se posso me orgulhar ou me envergonhar... Eu só sei que chorei por ele...

A criação do mangaká Yukito Kishiro nos transporta para um mundo pós-apocalíptico em que a convivência entre humanos, ciborgues e robôs é uma realidade. Como toda aventura cyberpunk, grandes corporações e um pequeno (e rico) grupo de pessoas tomam esse mundo pra si, fazendo com que todo o resto da população viva de forma miserável. Aqui a diferença é marcada pela cidade flutuante Zalém e Cidade da Sucata.

No início da história acompanhamos o cientista Daisuke Ido, andando pelo depósito de lixo da Cidade da Sucata quando encontra a cabeça de uma ciborgue em animação suspensa. Ao levá-la para casa e acordá-la, descobre que ela não se lembra de seu passado. Ele lhe dá o nome de Alita (Gally, no original) e passa a criá-la como filha.


A doce Alita percebe que possui habilidades de luta quando, em meio a um engano, descobre que seu benfeitor é um caçador de recompensas e o salva da morte. Assim ela também se torna uma caçadora para tentar entender quem é e descobrir mais sobre seu passado, o que nos dá a sensação de que a diminuta ciborgue parece sempre enfrentar um mundo muito maior que ela própria.

Para quem está acostumado com o gênero cyberpunk, este primeiro volume não traz muitas novidades quanto as temáticas desenvolvidas que giram, principalmente, em torno do que é um ser humano e de como sobreviver, literalmente, do que é despejado como lixo por parte de uma elite.



Recheado de ação, o primeiro volume do seinen (mangá voltado para o público masculino adulto) Battle Angel Alita - publicado e finalizado no Brasil pela JBC em quatro volumes - narra em seus sete primeiros capítulos como Alita é encontrada, suas questões em relação a sua memória e o relacionamento com Ido e seu primeiro grande oponente: o comedor de cérebros (única coisa ainda humana em Alita) Makaku. Já nos demais capítulos (do 8º ao 12º) Alita apaixona-se por Yogo, um garoto que tem como sonho chegar a cidade de Zalém, o que nos revela outras questões como: o que é ter sentimentos e desejos humanos em um corpo cibernético?


Título: Battle Angel Alita (Volume 1)
Autor: Yukito Kishiro
Tradução: Arnaldo Masato Oka
Editora: JBC
Ano: 2017